Reativação de inscrição por transferência para o CRF-ES

A Resolução 638 do CFF regulamenta a transferência do farmacêutico de um Regional para outro. O serviço descrito nesta página é destinado ao farmacêutico que já foi inscrito no CRF-ES e está atualmente inscrito em outro CRF, mas deseja retornar reativando seu antigo registro no ES.

Não é possível protocolar o pedido via CRF em CASA, pelos Correios, nem por e-mail; é necessário levar os documentos pessoalmente. Para agendar sua vinda ao CRF-ES envie um e-mail para [email protected] (Vitória) ou para uma de nossas Seccionais: [email protected] ou [email protected] seguindo este exemplo: “Eu me chamo Nome Completo e gostaria de agendar um horário para protocolar a reativação da minha inscrição por transferência para o CRF-ES. Os melhores dias/horários para mim são estes: (…)”. Então aguarde nossa resposta por e-mail. No dia agendado, traga os documentos listados abaixo.

Documentos necessários:

1. Requerimento (Preenchimento no Computador ou Preenchimento Manual);
  2. Duas fotos 3×4 recentes com fundo branco (impressa em papel fotográfico);
  3. Carteira de Identidade Profissional (Carteira Marrom), caso já tenha;
  4. Certidão de transferência original emitida pelo Regional de origem (não serve cópia enviada por e-mail);
  5. Diploma original e cópia frente e verso (apenas se ainda não tiver sido apresentado ao CRF-ES anteriormente);
  6. Certidão atual original expedida pela universidade ou faculdade atestando que o farmacêutico concluiu a graduação e colou grau, e que o diploma ou seu registro ainda encontra-se em fase de processamento (apenas para farmacêuticos que ainda não receberam o diploma da instituição de ensino).

Caso algum documento pessoal tenha sido atualizado, traga o documento acompanhado de uma cópia simples. Entre em contato conosco caso não se lembre se já havia nos apresentado o diploma. Se você já tinha carteira marrom quando era inscrito no CRF-ES, significa que você já havia apresentado o diploma.

Quanto custa:

• A emissão de nova cédula (cartão) custa R$ 50,00, mas não haverá custo caso a cédula antiga esteja em condições de ser devolvida ou caso você nunca tenha sido inscrito definitivo em um CRF;
  • A Carteira de Identidade Profissional (Carteira Marrom) custa R$ 50,00, mas só será emitida se já tiver apresentado o diploma ao CRF-ES e não tiver ainda obtido uma carteira marrom.

Constará em sua certidão de transferência a informação sobre o pagamento da anuidade, para que o Regional de destino (CRF ES) verifique se deve gerar ou não a anuidade do ano corrente. Consulte a Resolução 756 do CFF, do CFF para se informar melhor sobre valores, descontos, prazos e parcelamento.

O protocolo só terá andamento após o(s) pagamento(s) da(s) taxa(s).

Após protocolado o pedido, o processo é conferido pelo setor de Atendimento de Pessoa Física que pode entrar em contato com a instituição de ensino, com o requerente e com o Regional de origem caso haja necessidade. Se a documentação estiver em conformidade, o processo é encaminhado para aprovação do Plenário e a cédula é solicitada à empresa responsável pela produção. O farmacêutico é comunicado por e-mail quando a cédula e a carteira marrom ficam prontas para retirada e o Regional de origem é comunicado sobre a efetivação da inscrição.