Drive Thru de Descarte de Medicamentos – 2ª Edição

DRIVE THRU DE DESCARTE DE MEDICAMENTOS

O Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), em parceria com a Marca Ambiental, realizará a 2ª Edição do Drive Thru de Descarte de Medicamentos.

A ação setá realizada como proposta de conscientização da população quanto ao Uso Racional e Descarte Adequado de Medicamentos.

Medicamento é coisa séria e seu uso de maneira incorreta pode trazer riscos gravíssimos à saúde.

Dias: 05 e 06 de maio
Local: Sede do CRF-ES

Quando devo descartar?
Quando o medicamento estiver vencido ou em desuso.

Devo guardar sobra de um medicamento para uso em outra oportunidade?
Se for de uso eventual, como um medicamento para febre ou dor, desde que esteja no prazo de validade e que seja guardado longe do alcance de crianças, animais e pessoas com limitações mentais ou de consciência, você pode guardar, mas antes de usar, consulte sempre um farmacêutico.

Por que não posso jogar o medicamento no vaso sanitário ou lixo?
Porque o medicamento possui substâncias que podem causar danos ao meio ambiente, contaminando o solo e a água. O medicamento que vai pela corrente de esgoto pode chegar aos rios e o descarte no lixo além de contaminar o solo, coloca em risco a vida de catadores e pode ainda ser ingerido de forma acidental por crianças e animais, por exemplo.

As empresas são obrigadas a aceitar o medicamento vencido?
No Brasil ainda não existe legislação específica que obrigue empresas a aceitarem o descarte doméstico. Por isso, partimos sempre de um bom senso de cada empresa ou unidade de saúde, no sentido de receberem os descartes de medicamentos fornecidos ou vendidos por eles. Sendo a logística reversa, todos na cadeia são responsáveis de algum modo, desde a indústria ao consumidor final, passando por todos os agentes de transporte, venda e etc.

O que é feito com o descarte coletado?
No Brasil, as formas mais utilizadas de descartes seguro são encapsulamento e incineração.

Posso levar o descarte da minha farmácia?
Não. As farmácias possuem sistemas próprios de descarte. Essa ação é para atender à população, no descarte de medicamentos de uso doméstico.

Por que um Drive Thru?
A ideia do drive é evitar a permanência prolongada neste momento de pandemia, além de ser uma forma prática, não precisando estacionar ou aguardar atendimento. A nossa equipe recolhe o medicamento pela janela do carro.

A campanha é contínua?
Não. Será realizada somente nos dias informados (05 e 06 de maio de 2021). A ação só é possível em razão da parceria com a Marca Ambiental, pois o CRF-ES não teria como dar destinação a esses medicamentos recebidos.

Posso tirar dúvidas sobre medicamentos no dia?
Por se tratar de um Drive, não temos como dar informações muito elaboradas, mas teremos um Farmacêutico fiscal e duas acadêmicas de farmácia atuando no ação e de forma breve poderão orientar em caso de dúvida.

Aonde fica localizada a sede do CRF-ES?
Av. Anísio Fernandes Coelho, 104 – Jardim da Penha – Vitória / ES – CEP: 29.06-670
Ao lado do Porto do Bacalhau, próximo a Ponte Ayrton Senna.

Realização:

Parceria: