|
<< voltar
Anfarmag lança manual para consumidores de farmácias
20/07/2010
A Anfarmag lançou a quarta edição do “Manual do consumidor da farmácia magistral” durante a “20ª Expo Farmácia”, em São Paulo (SP) no início de julho. Editado pela diretoria técnica da entidade, o material visa a utilização correta dos medicamentos. No guia, -- destinado aos clientes de farmácias associadas à entidade --, ressalta-se que, para se alcançar êxito em tratamentos médicos, as recomendações prescritas e as orientações recebidas precisam ser acatadas.
A publicação da Anfarmag também instrui os consumidores a solicitarem e prestarem atenção na orientação farmacêutica, que é um dever das farmácias. O manual elenca as vantagens dos medicamentos manipulados e recomendações para favorecer tratamento e garantir a saúde, além de explicar como devem ser as receitas, os rótulos dos medicamentos e o modelo de etiquetas. O guia também esclarece as dúvidas consideradas mais comuns. E alerta sobre a automedicação e sobre a atenção necessária aos tratamentos.
Também conforme o manual, os consumidores podem perguntar aos prescritores e farmacêuticos: “1) para que serve este medicamento? 2) como devo armazená-lo? 3) posso tomar este medicamento com outros medicamentos? 4) devo alterar minha dieta ou posso consumir os mesmos alimentos? 5) como devo tomar o medicamento? 6) por quanto tempo devo tomar o medicamento? 7) quando devo parar de tomar o medicamento? 8) quais precauções devo tomar quando estiver usando o medicamento? 9) quais reações adversas poderão ocorrer? 10) se meus sintomas não desaparecerem, quanto tempo devo esperar para informar ao prescritor?". A publicação indica ainda detalhes que os pacientes devem informar aos prescritores para assegurar diagnósticos e tratamentos mais eficazes.
“A ideia do manual é informar os consumidores o que eles não sabem ou não costumam prestar atenção na aquisição de produtos manipulados, pois eles precisam ter certeza de que estão sendo atendidos corretamente. O guia orienta os consumidores. Cabe às farmácias a dispensação de medicamentos e informação, contribuindo para o uso correto de medicamentos”, disse Maria do Carmo Garcez, presidente nacional da Anfarmag.
Fonte: Anfarmag
<< voltar
|